O Vitelo


A carne de vitelo de leite é tenra, magra e de alto valor protéico. Muito apreciada na Europa, é considerada como a primeira das carnes. Carne muito especial, figura nos mais antigos receituários da culinária francesa, italiana e alemã.

Vitelo ou vitela é a dominação dada a bezerros criados basicamente a leite, abatidos entre 4 e 5 meses de vida, quando atingem o peso aproximado de 170 kg. O vitelo de leite é basicamente um subproduto da pecuária leiteira, já que corresponde aos bezerros machos, que são mantidos junto às vacas apenas nos primeiros meses, colaborando para incentivar a produção de leite. Em seguida são destinados ao corte. Alguns criadores produzem vitelos de leite confinados até os 120 dias.

A carne de vitelo caracteriza-se por ser mais macia e mais clara, com menor quantidade de gordura. O consumo de vitelo teve início na Europa e agora esta conquistando o paladar brasileiro. Tudo isso porque os bezerros são submetidos a uma dieta balanceada, a base de leite. O resultado disso é um produto rico em proteínas e vitaminas, de coloração rosada e com apenas uma finíssima camada de gordura, recomendada a pessoas de todas as idades por auxiliar na formação e renovação dos tecidos e por conter baixo teor de colesterol.
Contador de visitas