Sobre o Avestruz...


Informações sobre a Carne de Avestruz...

Originário da África, sua criação é cada vez mais difundida no Brasil devido à qualidade de sua carne e do seu couro.

Semelhante à carne bovina no sabor e na textura, é considerada a carne vermelha de melhor qualidade. Recomendada pela Sociedade Brasileira e Americana de Cardiologia, por apresentar as seguintes propriedades: baixo teor de gorduras, calorias e colesterol e alto teor de ferro, proteínas, ômega 3 e ômega 6.

Carne rica em ácidos graxos (poli e mono) insaturados, os mesmos encontrados nas carnes de peixes que ficaram conhecidos como Ômega 3 e Ômega 6, que ajudam a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol do sangue, a reduzir os conteúdos de triglicérides circulantes na corrente sangüínea e a preservar a integridade das artérias. Além disto, auxiliam em inúmeros processos antiinflamatórios, reduzindo o risco de artrite, câncer, psoríase, diabete e muitas disfunções celulares. Contribui para o correto metabolismo do excesso de colesterol, na fabricação de hormônios, como por exemplo, as prostaglandinas. Rica em ferro (é a carne que possui a maior concentração de ferro) e em vitaminas (vitamina B12, importante para a memória e fundamental no combate à anemia).

Ela possui índices de calorias, colesterol e gordura inferiores aos da carne bovina, de frango, de peru, de porco e de vitela. É conhecida como carne “light”. Veja a tabela comparativa:






Por tudo isso, o consumo da carne de avestruz é indicado para as mais variadas formas de dietas, tais como: dietas de baixa caloria, dietas para controle do colesterol, dietas para portadores de anemia ferropriva, dietas para atletas, etc.

A carne de avestruz não veio para concorrer com a carne bovina, suína, ou de frango, e sim par completar a lacuna que existia dentro do mercado gastronômico: satisfazer consumidores de carne vermelha, que tinham restrições devido a dietas médicas e/ou problemas de saúde, ou simplesmente, ser mais uma opção para pessoas exigentes no aspecto de qualidade de vida.

A carne de avestruz é totalmente isenta de hormônios e aditivos químicos, porque biologicamente a ave não aceita essas interferências. Sua criação é eco-compatível, a engorda é feita a céu aberto, com forragens naturais e cereais, em condições que reproduzem o seu habitat natural. Sua criação possui rastreabilidade, ou seja, por determinação de lei expedida pelo IBAMA, todos os animais devem receber uma identificação eletrônica (microchip). Desta forma, o consumidor quando compra a carne de avestruz, é capaz de rastrear, de qual granja procedeu aquele animal, onde ele foi abatido e qual frigorífico processou a carne. Portanto, sua carne é 100% natural, 100% livre de hormônios, 100% livre de esteróides, antibióticos e aditivos bioquímicos.

Por ser uma carne magra e com baixos teores de gordura, a carne de avestruz deve ser preparada no máximo ao ponto para não alterar as suas características de maciez (muito tenra) e sabor.

A Carne de Avestruz é Nobre, saudável e versátil. A melhor opção para quem deseja ter saúde com sabor de Filé Mignon. Aposte nesta idéia, experimente e compartilhe com seus amigos este sabor!
Contador de visitas